INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO  DA  EFICIÊNCIA E INTERATIVIDADE NAS APRENDIZAGENS EM SITUAÇÕES ESPECIAIS

I D E I A S Especiais

DOUTORES SHOW RISO

O projeto IDEIAS pretende desenvolver junto aos hospitais ação semelhante aos Doutores da Alegria, onde o trabalho com risos, música, dança, teatro e fantoches tem favorecido ao processo de humanização nos hospitais.

Estes médicos de narizes vermelhos, cabelos coloridos e sorrisos carinhosos, levam alegria, descontração e auxiliam na recuperação e superação de traumas dos pacientes internados nos hospitais, que são ambientes inseridos de tão dura realidade

Os Doutores ShowRiso são jovens estudantes de escolas Estaduais que se reunem para cantar e tocar paródias, "causos" e músicas antigas com estilos ultra modernos, teatro de fantoches e muitas brincadeiras saudáveis.  São voluntários e levam muito a sério o teatro e o fazer rir.

 

Pretendemos levá-los juntamente com o Projeto Hoje, aos vários hospitais onde haja um paciente que não está sorrindo.

"Utilizando um material médico nada convencional, onde uma garrafa de refrigerante com água colorida pode ser o soro, um desentupidor de pia o estetoscópio, um martelo gigante a anestesia, e uma seringa de brinquedo a injeção de ânimo, o grupo realiza divertidas consultas,onde em alguns casos é necessário a simulação de um curativo,feito com adesivos estampados, bolinhas de algodão e brocal. Existem caso em que os nossos Alegrilorogistas constatam a necessidade de se realizar uma cirurgia de dedeira (onde se retira bicho-de-pé), ou até cesarianas, onde sempre nasce mais um balão"

(Fotos Doutores  da Alegria)

Saúde & Alegria - Animação Hospitalar

A Humanização no atendimento nas formas de tratamento surge não só como alívio mas também como método de cura. Estudos indicam que "qualquer estímulo positivo melhora o sistema imunológico", como assinala a psicóloga Patrícia Marinho Gramacho, da ala infantil do Hospital Araújo Jorge. "Estando feliz, bem-assistido, o enfermo vive, come e dorme melhor, seu organismo responde melhor ao tratamento", considera o patologista clínico Raul Chavarr diretor técnico do Hospital Araújo Jorge.